domingo, 20 de julho de 2008

Forças que estão definindo as novas normas contábeis internacionais

Vale a pena para quem tem estudo nos últimos meses a nova lei contábil brasileira 11.638 que altera a famosa Lei das Sociedades por Ações 6.404 e a européia IFRS os últimos textos do professor Antonio Lopes de Sá. Publiquei no portal de Administração dois textos do grande professor Lopes de Sá:
O jogo de interesses e influências sobre as normas contábeis
Novas críticas as ditas normas internacionais de contabilidade

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Matemática nos negócios

Para quem acha que matemática não é um diferencial nos negócios vale a pena ler o livro Competição Analítica de Thomas Davenport e Jeanne Harris. Empresas como AmBev (InBev) utilizam da matemática (incluindo business intelligence) para tomada de decisão de seus negócios. Uma empresa brasileira que está ganhando o mundo.

Davenport avalia Google e sua inovação baseada fortemente nos algoritmos matemáticos para seus mecanismos de busca.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Jorge Gerdau e sua empreitada na Gestão Pública

Olá amigos,
Vendo a última edição da revista Exame não poderia deixar de comentar a matéria sobre a nova empreitada do grande empresário gaúcho Jorge Gerdau depois que fez a exemplar sucessão na presidência da Gerdau para seu filho André que ano passado tb ganhou o PNQ.
Vale a pela ler a matéria do Gerdau na íntegra e seu trabalho junto a governos estaduais e prefeituras pelo Brasil juntamente com a equipe do INDG do professor Falconi de Minas Gerais.
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0921/gestaoepessoas/m0162633.html

Depoimentos de empresários e políticos sobre o trabalho de Gerdau:
http://portalexame.abril.com.br/gestaoepessoas/m0163061.html

Ano passado quem foi na cerimônia de premiação do PNQ também ficou impressionado (e feliz) com os depoimentos de Miguel Jorge do MDIC e do Luciano Coutinho do BNDES que disseram que estão procurando implementar (com muitos desafios) o MEG e as boas práticas de gestão nas nestas duas instituições. É um bom começo para o governo federal. Em 2006 ouvi o grande Gerdau fazer duras críticas ao aumento dos gastos e má gestão do governo federal. E em 2007 com estas declarações do ministro (jornalista de formação) e do economista (nos) deram um novo alento e esperança...

Porém, mais fantástico ainda é ver o administrador paranaense Elcio de Lucca (que foi tricampeão com a Serasa no PNQ - nenhuma outra empresa tem este mérito) assumir a presidência do Movimento Brasil Competitivo (www.mbc.org.br) criado por Gerdau.